quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Brasileiro cria projeto que ajudará a reduzir alagamentos

Andrei Speridião criou o projeto Bueiros Conectados, que busca reduzir os alagamentos e danos a pedestres causados por bueiros sem manutenção. A iniciativa recebeu o prêmio Idea Brasil 2014. O criador busca parceiros para viabilizar a implementação do projeto. 

O Bueiros Conectados começou como um trabalho de conclusão de curso de Design da FAU-USP. O estudante percebeu que bueiros obstruídos ou sem tampa reduziam drasticamente o escoamento de água e representavam risco de queda para os pedestres. 



Andrei então desenvolveu uma pequena caixa para ser instalada nos bueiros e que permite que qualquer pessoa fiscalize a sua manutenção com o celular. Se houver problema referente à capacidade ou integridade do bueiro, ele pode ser imediatamente relatado aos órgãos responsáveis. Também é possível que os usuários mantenham uma lista personalizada de bueiros e verificar o seu estado a qualquer tempo. O acesso ao aplicativo é gratuito. 

PlastFloor® instalado no Parque Ibirapuera (SP)
O PlastFloor® também ajuda a reduzir os alagamentos. Esse piso estrutural torna o solo resistente à compactação, o que garante que as águas poderão infiltrar diretamente ao solo. Como a sua taxa de permeabilidade é de 96% (CREA/PR), há uma grande redução do escoamento superficial. 

O PlastFloor® pode ser utilizado para a construção de telhados verdes, o que também contribui para a redução das enchentes. Isso é possível porque estas estruturas absorvem um grande volume de água durante os períodos de chuvas. Esse volume só será absorvido pelo solo ou pelos sistemas de drenagem das vias públicas depois que a maior parte das águas pluviais já seguiu esse destino. Para maiores informações sobre os pisos permeáveis da PlastPrime®, visite o site www.plastprime.com 

Filipe Mendes Webber 
Assessoria de Imprensa PlastPrime®

Nenhum comentário:

Postar um comentário