segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A estação das flores chegou


Na busca de amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos, os jardins verticais têm ganhado espaço no paisagismo brasileiro. Seja na varanda, na sala de estar, na cozinha ou no quintal, este novo conceito de decoração se encaixa tanto em casas quanto apartamentos e edifícios, comerciais ou residenciais. Variando entre plantas verdes, perfumadas flores e hortas, o cultivo vertical agrada a diferentes públicos e definitivamente conquistou seu espaço na casa das pessoas. 

Ajudando na diminuição dos efeitos nocivos dos poluentes e na temperatura do ambiente, as chamadas “paredes vivas” trazem também charme e personalidade às decorações. Contudo, é necessário um planejamento na construção desse novo tipo de jardinagem. Incidência de ventos, luz solar e a espécie da planta devem ser levadas em consideração para sua idealização. Apesar da concreta praticidade, trata-se de seres vivos que necessitam de cuidados específicos. 

Com a chegada da primavera, conhecida pelo desabrochar das flores e a renovação das cores do mundo, surge uma união das boas fases do solo, do clima e da temperatura. Essas condições presentes na temporada favorecem o crescimento das plantas, que acabam fecundando nesse período e atraindo polinizadores (abelhas, por exemplo). A temperatura adequada, água disponível, e mais horas de luz para realizarem a fotossíntese, devido aos dias mais longos e iluminados, é o que faz desta a estação das flores. 

Apesar de adequada para a maioria das espécies, existem flores ideais para a primavera. Nesse período destacam-se camélias, rosa, cravo, hortênsia, lírio, girassol, copo-de-leite, jasmim, boca-de-leão, violeta e orquídeas das phalaenopsis e demphale. Contudo, bromélia, samambaias, jibóia, véu de noiva, liríope e aspargo estão dentre as plantas de maior sucesso desse novo estilo de jardinagem. 

Além disso, vegetais e temperos também fazem sucesso. Cebolinha, salsa, coentro, alface, pimentão, tomate-cereja, morango, rúcula, alecrim, sálvia, orégano e manjericão são alguns dos itens encontrados nas hortas verticais. Essas, além de disporem de alimentos frescos e sem agrotóxico para o dia a dia das pessoas, também são reflexo de sustentabilidade nos refeitórios de empresas e restaurantes universitários. 

A PlastPrime® criou um produto designado para instalação desse novo conceito de cultivo. O PlastWall® pode ser utilizado em paredes verdes, jardins e hortas verticais. Além de permitir um padrão decorativo misturando as mais diversas plantas, possui suporte para sistema de irrigação e drenagem que facilita na manutenção delas. O importante é oferecer uma boa dose diária de luz e escolher as plantas certas para o seu ambiente. Selecionar espécies com necessidades parecidas em termos de clima, solo e irrigação ajuda.

Seja na criação de um ambiente eco-friendly, para dar um ar clean a decoração ou apenas modernizar as áreas de convivência, a verdade é que o sucesso do plantio esta na elegância e praticidade desse novo conceito de jardim. E graças as características marcantes da estação do ano que estamos, a alegria torna-se presente em nosso cotidiano com o aparecimento de flores em espécies e quantidades variadas e abundantes. 

Lydia Christina B. de Camargo
Assessoria de Imprensa PlastPrime®

Nenhum comentário:

Postar um comentário