Foto retirada do site http://imprensa.renault.com.br/ |
Na última quinta-feira (3), os Correios começaram a testar dois carros elétricos cedidos pela Renault, em uma ação que busca estudar a viabilidade de integrá-los à frota. Os veículos estão sendo utilizados para entregar encomendas em Brasília e Curitiba.
O teste terá duração de quatro meses, podendo ser prorrogado por um ano. O modelo cedido pela montadora é o Kangoo Z.E. (Zero emissão), furgão 100% elétrico com as mesmas características funcionais do modelo de combustão interna. A versão elétrica possui o mesmo volume de carga (650 kg) e o mesmo padrão de conforto.
O Kangoo Z.E. tem potência de 60 cv e velocidade máxima de 130 km/h. A maior vantagem do modelo elétrico é o torque. Enquanto a versão Z.E. possui 23,06 kgfm, o Kangoo 1.6 Hi-Flex possui apenas 15,3 kgfm de torque.
O modelo elétrico possui autonomia de até 170 km. Cada recarga da bateria leva de seis a oito horas e custa menos que R$7.“Faríamos a mesma distância gastando quatro vezes mais usando combustível, em torno de R$ 40, com o preço atual” disse Silvia Barcikm, chefe do Projeto Veículo Elétrico no Brasil. Ela ainda explicou que a manutenção do veículo elétrico é quase 40% mais barata.
Com uma frota de 25 mil veículos, a transição para modelos elétricos será fundamental para os Correios cumprirem seu compromisso de redução das emissões de gás carbônico (CO2). O compromisso é uma das ações previstas no Sistema de Gestão Ambiental dos Correios e faz parte de uma ação global da International Post Corporation, da qual a empresa é signatária. A meta é reduzir as emissões em 20% até 2020.
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Filipe Mendes Webber
Assessoria de Imprensa PlastPrime®
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