terça-feira, 29 de julho de 2014

Como escolher as plantas para o seu jardim vertical


A falta de espaço deixou de ser um problema para quem sonha ter seu próprio jardim. Produtos como o PlastWall® – que pode ser facilmente instalado em diversas paredes e não requer impermeabilização – aumentaram a área de cultivo disponível, especialmente dentro das grandes cidades.

Diversos fatores influenciam na escolha da planta certa. Geralmente os jardins verticais não possuem plantas de grandes raízes, como árvores e arbustos. Para criar uma parede verde com este tipo de vegetação, é necessário que a estrutura seja forte o suficiente para agüentar o peso da planta e do substrato.

Outros fatores a serem considerados são a exposição da planta aos ventos, luz do sol, temperatura e umidade. Na ausência de sistemas de irrigação e drenagem, deve-se pensar também no consumo de água de cada planta, especialmente quando o jardim estiver em local de difícil acesso.

As plantas perenes são uma boa alternativa para quem deseja simplificar a manutenção da área verde. Estas plantas têm um ciclo de vida longo (mais de dois anos) e geralmente as folhas não caem. Alguns exemplos deste tipo de vegetação são a Lanterna-chinesa, a Onze horas e a Diamond Forst.

Samambaia-americana. Planta  perene, epífita e pendente.

As plantas epífitas (como a samambaia e a flor-de-maio) e as rupícolas (como algumas bromélias e a pinguicula) também reduzem os cuidados necessários com o jardim, visto que estas plantas são resistentes ao clima e se desenvolvem com pouco substrato.

Para que a estrutura que suporta o jardim vertical não apareça, devem ser escolhidas plantas pendentes ou semipendentes, sempre procurando espécies bem cheias, com ramos ou folhas que saem da base.

Veja os jardins verticais criados com PlastWall® no site www.plastprime.com/case_wall.html

Filipe Mendes Webber
Assessoria de Imprensa PlastPrime®

Nenhum comentário:

Postar um comentário