terça-feira, 15 de julho de 2014

Helsinque quer tornar obsoleto o uso de automóveis nos próximos 10 anos

Fotógrafo: Hemis/Alamy

A capital da Finlândia quer tornar o transporte público tão eficiente que as pessoas não sentirão a necessidade de usar automóveis dentro do perímetro urbano. Para que isso aconteça, os finlandeses planejam transformar sua rede de transporte público em um sistema de “mobilidade sob demanda” até 2025. 

Os cidadãos de Helsinque poderão planejar o percurso através de um aplicativo de celular. Ao definir o local de partida e o destino, o aplicativo indicará todos os meios de transporte disponíveis, como bicicletas públicas, ônibus, balsas e veículos automáticos que dispensam motorista. Outro atrativo do sistema é que ele também pode ser usado para comprar passagens, independente de qual transporte for escolhido. 

Para tornar o serviço tão atraente quanto o automóvel, os finlandeses investirão na customização do serviço. Isto já começou a acontecer em 2013, quando o Departamento de Transporte de Helsinque lançou um novo serviço chamado Kutsuplus. 

Através dele, as pessoas podem determinar qualquer lugar da cidade como ponto de embarque e desembarque. O aplicativo calcula o melhor trajeto para o micro-ônibus que irá recolher os usuários. O serviço custa mais caro do que uma passagem de ônibus convencional, mas é mais barato do que chamar um táxi. 

O pioneirismo de Helsinque pode virar uma tendência mundial, já que uma das maiores preocupações da comunidade internacional é a sustentabilidade. Além de facilitar o acesso a um serviço essencial, o projeto consegue reduzir a poluição do ar e sonora. 

A PlastPrime® também oferece alternativas para combater a poluição. Além de utilizar materiais sustentáveis no lugar da madeira e do concreto, todos os produtos são 100% recicláveis. 

Filipe Mendes Webber 
Assessoria de Imprensa PlastPrime®

Nenhum comentário:

Postar um comentário