quinta-feira, 14 de agosto de 2014

As consequências da impermeabilização


A ação humana vem transformando radicalmente o meio ambiente. O processo acelerado de urbanização, ainda que necessário para o desenvolvimento da sociedade, torna impermeável o solo. Assim surgem as inundações, que são responsáveis pela destruição de patrimônio, proliferação de doenças e aumento da poluição nos rios urbanos. 

De acordo com a ONU, 90% da população brasileira estará vivendo nas cidades até 2020. Para conter o crescente problema das inundações, durante muito tempo se investiu nos sistemas de drenagem. Contudo, estudos comprovam que esta abordagem apenas transfere o problema das inundações para outros locais. 

Fonte: Dados de Roberto Fendrich publicados na Gazeta do Povo
“A drenagem urbana tem sido desenvolvida com o princípio de drenar a água das precipitações o mais rápido possível para jusante. Este tipo de solução, encontrada pelo Poder Público, geralmente transfere a inundação de um ponto para outro a jusante na bacia hidrográfica. A tendência atual na área de drenagem urbana é buscar novas tecnologias que visem ao acréscimo da infiltração e ao retardo do escoamento. Um exemplo deste novo tipo de abordagem é o uso de pavimentos permeáveis que são capazes de reduzir o volume do escoamento superficial em comparação aos pavimentos convencionais, privilegiando a infiltração e a retenção da água no subsolo.”, afirmou Júlio Gomes, em um estudo publicado pela Universidade Positivo



Os pisos permeáveis da PlastPrime® combinam funcionalidade com sustentabilidade. No caso do PlastFloor – além de permitir a infiltração das águas – ele torna o terreno resistente à compactação, o que garante que não haverá redução na taxa de permeabilidade do solo. Dentre as características sustentáveis, estão a redução das ilhas de calor (quando preenchido com grama) e o baixo índice de descarte do produto – visto que ele pode ser reciclado ou removido e reinstalado em outro lugar. 

Para maiores informações sobre os pisos permeáveis, visite nosso site www.plastprime.com 

Filipe Mendes Webber 
Assessoria de Imprensa PlastPrime®

Nenhum comentário:

Postar um comentário