quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pesquisadores da Unesp descobrem substância 100% natural que combate a dengue


Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro descobriram que o ramnolipídio mata o mosquito da dengue em estágio de larva e na fase adulta, podendo ser utilizado como repelente. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os casos de dengue aumentaram vertiginosamente nas últimas décadas, atualmente colocando em risco 2.5 bilhões de pessoas (quase 40% da população mundial). 

Os sintomas da doença aparecem subitamente e incluem febre alta, dores musculares e articulares, dor de cabeça, perda de apetite, vômitos e manchas vermelhas na pele, podendo assim ser confundida com sarampo ou rubéola. Existe também a dengue hemorrágica, que além dos sintomas clássicos, também causa dores abdominais intensas, palidez cutânea, dificuldade respiratória e pulso rápido e fraco. 

No Brasil, além dos trabalhos de conscientização sobre o mosquito, projetos diversos como bioinseticidas, mosquitos transgênicos e vacinas tem sido desenvolvidos para reduzir o impacto social do mosquito. 

Von Zuben, professor da Unesp, afirmou que o desafio agora será otimizar a produção de ramnolipídios, tornando-a mais rápida e barata para a exploração comercial. De acordo com o site da Unesp, “enquanto o novo inseticida não chega ao mercado, a única forma eficiente de controle é a eliminação dos criadouros do mosquito”. 

Os pisos permeáveis da PlastPrime® são uma excelente opção para evitar o acúmulo de água superficial. Como eles possibilitam a infiltração diretamente ao solo, há uma redução das áreas de procriação do mosquito. Para maiores informações, visite nosso site www.plastprime.com 

Filipe Mendes Webber 
Assessoria de Imprensa PlastPrime®

Nenhum comentário:

Postar um comentário